Justiça: Itesp torna levantamento topográfico de São Paulo mais preciso

Rede com 27 novos marcos geodésicos é oficializada pelo IBGE e já pode ser utilizada por qualquer instituição

seg, 17/11/2003 - 18h12 | Do Portal do Governo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aprovou, no final de outubro, a rede de marcos geodésicos implementada pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Com isso, o Estado de São Paulo passa a ter novos pontos oficiais de referência para a produção de trabalhos topográficos e cartográficos.

A existência de vértices precisos e de fácil acesso nas regiões em que o Itesp atua levou à implantação da rede, projeto executado a partir da dissertação de mestrado da engenheira cartógrafa Márcia Cristina Marini, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Unesp. Ao todo, foram implantados 27 vértices, que contribuem para adensar a rede geodésica do Estado, que já contava com 23 vértices.

Os marcos geodésicos orientam os receptores GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global. Por meio de sinais transmitidos por satélites, esses receptores podem determinar com precisão a localização de qualquer ponto na superfície da Terra. A tecnologia é utilizada principalmente nos trabalhos de regularização fundiária.

Após a homologação pelo IBGE, a Rede GPS Itesp passa a compor o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e pode ser utilizada por outras instituições que executam trabalhos geodésicos e topográficos em São Paulo.

Como exemplo da importância do adensamento da rede geodésica do Estado, o diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas, cita as exigências estabelecidas pela Lei 10.267/01. ‘De acordo com essa lei, todos os imóveis rurais que vão a registro deverão estar georreferenciados ao SGB. Mas esse é apenas um exemplo. Inúmeros outros poderiam ser citados’, comenta.

Responsável pela elaboração e execução das políticas agrária e fundiária do Estado, o Itesp depende de bases cartográficas confiáveis, produzidas por meio de levantamentos topográficos convencionais e associados à técnica GPS. Esses levantamentos são executados por um quadro próprio de funcionários, constituído por engenheiros cartógrafos, engenheiros agrimensores e topógrafos.

Helton Ribeiro
Da assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A.