Justiça: Itesp oferece cursos para assentados do Pontal

Serão seis cursos de capacitação entre os dias 24 e 26 de agosto

seg, 23/08/2004 - 17h12 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realiza nesta semana seis cursos de capacitação de produtores rurais assentados no Pontal do Paranapanema. Serão cerca de 90 beneficiados em três dias de cursos.

O curso de compotas, geléias e conservas será realizado entre os dias 24 e 26 nos assentamentos Haroldina (Mirante do Paranapanema), Quatro Irmãs (Presidente Bernardes) e Nova Conquista (Rancharia). Cada um atenderá a quinze assentadas que aprenderão a utilizar convenientemente frutas e legumes, tirando-lhes o máximo proveito.

Aulas práticas e apostilas ensinam as assentadas a reconhecer o estado das frutas e legumes a serem utilizados, higienizar produtos e materiais a serem empregados, esterilizar os vidros e recipientes utilizados para conservação, embalagem e processamento do produto final, etiquetar com prazos de validade e executar as receitas.

No mesmo período, será oferecido curso de panificação nos assentamentos Rancho Grande, em Euclides da Cunha (dia 24), Laudenor de Souza, em Teodoro Sampaio (25), e Santa Apolônia, em Mirante do Paranapanema (26). Os assentados utilizarão os kits de panificação doados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp).

Juliana Salvático, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.