Justiça: Itesp oferece cursos a assentados do Pontal

Cerca de 130 produtores rurais assentados devem participar dos cursos

sex, 22/10/2004 - 19h23 | Do Portal do Governo

Cerca de 130 produtores rurais assentados da região do Pontal do Paranapanema devem participar, neste mês, de cursos oferecidos pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O objetivo dos cursos é capacitar os assentados em atividades geradoras de trabalho e renda.

De 25 a 27 de outubro, das 8 às 17 horas, será oferecido um curso avançado de panificação nos assentamentos Nova Conquista (Rancharia), Santo Antônio e Areia Branca (Marabá Paulista). As receitas serão elaboradas com frutas, legumes, hortaliças, cascas e sobras de alimentos, conciliando uma dieta balanceada e o melhor aproveitamento dos alimentos produzidos no assentamento.

Nos dias 26, 27 e 28, os produtores dos assentamentos Bom Pastor (Sandovalina), Ribeirão Bonito e Água Sumida (Teodoro Sampaio) participam de curso de compotas, geléias e conservas. O objetivo também é obter o máximo de aproveitamento de frutas e legumes com sua conservação.

No dia 27, a partir das 8 horas, será realizado no assentamento Novo Horizonte (Mirante do Paranapanema) um curso de tratamento de madeira, ministrado pelo técnico em agropecuária Valdir Montes da Silva. Segundo ele, cada assentado já possui seu lote com plantio de eucalipto com idade entre 4 e 5 anos. Com o tratamento, a madeira já poderá ser utilizada na ampliação de currais, barracões e cercas.

Serviço
Curso Avançado de Panificação
25/10 – assentamento Nova Conquista (Rancharia)
26/10 – assentamento Santo Antônio (Marabá Paulista)
27/10 – assentamento Areia Branca (Marabá Paulista)

Curso de compotas, geléias e conservas
26/10 – assentamento Bom Pastor (Sandovalina)
27/10 – assentamento Ribeirão Bonito (Teodoro Sampaio)
28/10 – assentamento Água Sumida (Teodoro Sampaio

Curso de tratamento de madeira
27/10 – assentamento Novo Horizonte (Mirante do Paranapanema)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.