Justiça: Itesp entrega certificados do curso de Corte e Costura

Entrega foi nesta quarta-feira, dia 13

qui, 14/10/2004 - 16h08 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp) entregou nesta quarta-feira, dia 13, certificados a assentadas de Presidente Bernardes, região Oeste do Estado, que concluíram curso de corte e costura em 2003.

Com carga horária de 96 horas e ministrado por Ivanir Chanquini dos Santos, o curso foi oferecido a 18 participantes dos assentamentos Água Limpa e Florestan Fernandes. Cada assentamento contou com duas monitoras. As assentadas que tiveram mais de 75% de presença obtiveram o certificado.

A aplicação foi realizada em duas etapas com conteúdo desde a introdução à costura básica, preparo e costura à máquina e noções de corte e costura, até às medidas necessárias na confecção de peças, tipos de acabamentos, tendências de moda e cálculo de custo e produção.

Para as alunas, o resultado foi muito satisfatório e elas querem, ainda, lutar por uma possível continuação do curso. Alice Menezes Pinto, aluna e também monitora no assentamento Água Limpa, diz que ‘foi uma batalha muito grande para conseguirmos o Corte e Costura, pois resultou da união das mulheres. E, como tudo na vida, teve seus atritos, mas nós temos que passar pelos obstáculos, pelas barreiras. Valeu a pena’. A docente Ivanir Chanquini dos Santos, finaliza: ‘Fico muito feliz por poder passar meus conhecimentos a elas, além do que foi muito importante também o que pude aprender indo aos assentamentos’.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.