Justiça: Itesp entrega 4,3 mil toneladas de calcário a assentados e quilombolas

Ação faz parte do Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar do Itesp

ter, 19/08/2003 - 20h59 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) entrega, neste mês de agosto, 4.382 toneladas de calcário a produtores rurais de assentamentos e de comunidades quilombolas do Estado. No total, serão beneficiadas 1.140 famílias.

A ação faz parte do “Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar” do Itesp. O objetivo é fornecer calcário para correção da acidez do solo, a fim de proporcionar aumento da produtividade e melhorar o nível de renda familiar.

Estão sendo beneficiadas 1.021 famílias assentadas de todo o Estado e 119 famílias quilombolas do Vale do Ribeira e Sudoeste paulista. Em média, cada família receberá 3,8 toneladas do corretivo de solo.

O calcário fornecido é suficiente para corrigir a acidez do solo de até 30% dos lotes dos projetos de assentamento e de até dois hectares da área de cada família de remanescentes de comunidades de quilombos.

O produto, que pode ser aplicado em áreas de pastagens e de plantações, está sendo encaminhado para famílias que se inscreveram no programa até o final de 2002. A seleção das famílias beneficiadas segue critérios como a qualidade do solo e quantidade de calcário já recebida.

Além de fornecer o insumo, o “Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar” do Itesp incentiva a adoção de práticas de recuperação dos solos.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania