Justiça: Itesp e CDI promovem inclusão digital de jovens assentados

Objetivo é mostrar a informática como uma ferramenta para resolver os problemas do dia-a-dia do agricultor

qui, 18/11/2004 - 18h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, e o CDI (Comitê para Democratização da Informática) se uniram para garantir a inclusão digital dos assentamentos do Pontal do Paranapanema. Em parceria com as prefeituras dos municípios de Mirante do Paranapanema, Sandovalina, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha e Rosana serão criadas seis Escolas de Informática e Cidadania (EIC).

O CDI será responsável por equipar as Escolas e também por capacitar um grupo de 30 jovens, vindos dos assentamentos Haroldina (Mirante do Paranapanema), Bom Pastor (Sandovalina), Santa Zélia e Ribeirão Bonito (Teodoro Sampaio), Tucano (Euclides da Cunha) e Gleba XV de Novembro (Rosana), num projeto pedagógico construído para atender as especificidades e necessidades dessas comunidades.

Nesta semana, está sendo realizado o curso de capacitação no assentamento Santa Zélia. Na sexta-feira, 19, às 17 horas, serão entregues os certificados do curso e inauguradas as seis EICs. Estarão presentes o diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas, e o coordenador do CDI-São Paulo, Rodrigo Alvarez, além de representantes dos assentados e das prefeituras envolvidas.

O objetivo da capacitação não é só tornar estes jovens educadores os responsáveis pelas escolas e pela multiplicação dos conhecimentos recebidos. É mostrar a informática como uma ferramenta para resolver os problemas do dia-a-dia do agricultor e o computador como um meio para melhorar sua condição de assentado e auxiliar na administração de seu lote.

Caberá ao Itesp o acompanhamento do curso e do desenvolvimento dos jovens. O CDI-SP fará também um acompanhamento bimestral, pelo prazo de um ano. O Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental que tem como missão promover a inclusão social de comunidades de baixa renda utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento para a construção e exercício da cidadania.

Data: Sexta-feira, dia 19 de novembro de 2004
Horário: 17 horas
Local: assentamento Santa Zélia, em Teodoro Sampaio, região Oeste do Estado