Justiça: Itesp assenta 19 famílias em Iaras

Cada uma das famílias selecionadas para o projeto recebeu um lote de 6,5 hectares

sex, 10/12/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, está implantando um assentamento rural em uma antiga área da Febem no município de Iaras. Cada uma das 19 famílias selecionadas para o projeto recebeu um lote de 6,5 hectares.

Pelo projeto discutido com os beneficiários, o modelo adotado para o assentamento será o de agrovila. As moradias ficarão em uma área comum, cada uma com um terreno individual de 300 metros quadrados.

Os assentados também poderão explorar um hectare do cinturão de preservação ambiental, localizado em torno de um aterro, com o plantio de eucalipto. A idéia é produzir madeira para uso próprio.
Uma peculiaridade do assentamento é que a área de preservação ambiental é maior do que os 20% exigidos por lei: 37% das terras são destinadas à preservação permanente.

Estão sendo discutidas atualmente propostas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, já que os lotes são pequenos em relação à média dos assentamentos do Estado, que gira em torno de 16 a 18 hectares. Uma possibilidade é a exploração do turismo ecológico, favorecida pela proximidade com a cidade e a existência da área de preservação ambiental.

Existem, hoje, 160 assentamentos no Estado de São Paulo, entre áreas federais e estaduais, totalizando 9.774 famílias atendidas pelo Itesp. No município de Iaras, outras 52 famílias já haviam sido assentadas pelo Incra em 1999, no assentamento Zumbi dos Palmares.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.