Justiça: Itesp apresenta projeto Pontal Verde em seminário

Objetivo é fomentar modelos agrícolas sustentáveis nos assentamentos

qua, 10/03/2004 - 19h37 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, apresenta nesta quinta-feira, dia 11, o projeto Pontal Verde no ‘Seminário Alto Paraná: Estratégias de Gestão Integrada’, que será realizado em Presidente Prudente.

O projeto Pontal Verde – Plano de Recuperação Ambiental nos Assentamentos do Pontal do Paranapanema é uma iniciativa do Itesp, desenvolvida em parceria com as comunidades assentadas, órgãos ligados ao meio ambiente, prefeituras, universidades e organizações não-governamentais.

Problema comum na região, a degradação ambiental cria sérios obstáculos à produção agrícola. O objetivo do Itesp, além de recuperar as áreas degradadas, é fomentar modelos agrícolas sustentáveis nos assentamentos, como os sistemas agroflorestais, que aliam culturas comerciais ao plantio para reflorestamento.

De 1999 até agora, foram implantados projetos de recuperação ambiental e manejo sustentável em 250 hectares. O projeto também enfatiza atividades educativas. Já foram realizados 51 cursos e eventos, além do lançamento do livro de educação ambiental Uno e os Representantes da Natureza, que está sendo distribuído nas escolas públicas da região.

A apresentação do projeto será feita por Paulo Roberto David de Araujo, funcionário do Itesp que atua na gestão ambiental dos assentamentos, às 16h45. Promovido pela Apoena e WWF-Brasil, o Seminário Alto Paraná: Estratégias de Gestão Integrada será realizado nos dias 11 e 12, no auditório da Unesp de Presidente Prudente.