Justiça: Ipem verifica 79 documentos em Paulínia

Também foi realizada uma inspeção estrutural e mecânica em 10 veículos transportadores de cargas perigosas

sex, 31/10/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 31, mais uma fiscalização em veículos transportadores de produtos perigosos. A ação foi realizada no quilômetro 135 da rodovia General Milton Carvalho (SP-332), na região de Paulínia.

A equipe do Ipem-SP fiscalizou 89 veículos, sendo 50 semi-reboques, e 39 caminhões-tanque. Dez passaram por inspeção estrutural e mecânica. Quatro deles foram autuados e dois Certificados de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) foram aprendidos. Os principais problemas encontrados foram nas suspensões, pneus, sistemas de direção, e também na quinta roda mal fixada. Estes agravantes podem comprometer a segurança da população, do meio ambiente e do próprio condutor.

Os outros 79 veículos-tanque passaram por verificação dos documentos. Em apenas um caso houve a apreensão do certificado de verificação em função do vencimento do prazo de validade. De acordo com dados do Posto de Verificação/ Inspeção de Veículos-Tanque do Ipem-SP em Paulínia, o número de caminhões que não compareceu ao posto para inspeção anual foi muito grande, o que levou os técnicos a realizarem essa operação.

A fiscalização em veículos-tanque é realizada periodicamente pelo Ipem-SP em parceria com as polícias rodoviárias e com apoio das concessionárias. O trabalho tem como objetivo reduzir os acidentes que envolvem veículos transportadores de produtos perigosos e orientar seus condutores sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais. O Ipem-SP atende denúncias e reclamações pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Da Justiça

M.J.