Justiça: Ipem-SP reúne peças do acervo para exposição

Órgão é ligado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania

ter, 06/04/2004 - 20h01 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez Ipem-SP reúne objetos para exposição – Estudantes serão beneficiados com a iniciativa e laboratório de pré-medidos será aberto à visitação pública

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão ligado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania inaugura, na próxima segunda-feira, dia 12, a exposição permanente de peças do acervo do órgão.

Estarão expostos objetos que vão do Brasil colônia, passando pelo início da proclamação da República até os dias atuais. São peças que, juntas, formam um histórico da metrologia no Brasil. Balanças de pesagem de café, balanças de alta precisão, unidades de medidas, como uma arroba de 1831, bombas medidoras de combustível da década de 30, entre outros, reunidos pelos técnicos do Instituto a fim de aproximar ainda mais a população do trabalho desenvolvido pelo Ipem-SP.

“Resgatar a história da metrologia e educar novas gerações é uma das funções básicas do espaço que estamos inaugurando”, garante Armando Rovai, superintendente do Ipem-SP. “Essa exposição é um primeiro passo, pois, em breve, ampliaremos o acervo para melhor resgatar da história metrológica no país”, completa.

Pré-medidos

O acervo é de grande utilidade para os alunos de ensino médio, pois é uma chance para que a garotada entrar em contato com o que estudam em sala de aula sobre comprimento, volume e pesos, por exemplo.

As visitas, que serão monitoradas, devem ser agendadas pelo telefone: (11) 5085 2726, em horário comercial. O ideal é que os grupos sejam compostos por 30 pessoas para que os visitantes possam tirar proveito de tudo.

Além da exposição, os interessados ainda terão a chance de conhecer os laboratórios de produtos pré-medidos. É a primeira vez que o Ipem-SP abre as portas dos laboratórios para a visitação pública de grupos. Lá, será possível observar de perto parte do trabalho de verificação dos produtos realizado pelos metrologistas.

Vale lembrar que a visitação do acervo só será possível por meio do número: (11) 5085 2726. O acervo do Ipem-SP está à mostra na r. Muriaé, 154, Alto do Ipiranga, São Paulo.