Justiça: Ipem-SP reforça mudanças com o novo superintendente

Cerimônia de posse será nesta terça, 21

seg, 20/09/2004 - 12h03 | Do Portal do Governo

Tomará posse nesta terça-feira, 21, às 10 horas, o novo Superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Jayme Memoli Júnior. O evento será no Espaço da Cidadania, na Secretaria da Justiça, no Pátio do Colégio, centro.

Jayme Memoli assume a Superintendência do Ipem-SP no lugar de Armando Luiz Rovai, que foi nomeado para a chefia de gabinete da Secretaria da Justiça.

Bacharel em direito, Jayme Memoli é advogado, especialista em direito civil e de família, contabilista e vogal licenciado da Junta Comercial do Estado de São Paulo. Por 15 anos, atuou na iniciativa privada e, há doze meses, foi incorporado ao serviço público, ocupando a chefia de gabinete do Instituto de Pesos e Medidas. Nesse período, foi responsável por mudanças internas administrativas com o objetivo de melhorar o trabalho oferecido pelo Ipem-SP à sociedade.

A chefia de gabinete, também, lhe deu a possibilidade de colaborar com a realização de novas metas de trabalho definidas sob o comando de Rovai, como o fortalecimento dos trabalhos de educação e prevenção no setor da metrologia.

Por 37 anos, a atuação do Ipem-SP, na sociedade, garante os direitos dos cidadãos em suas relações comerciais de compra ou venda de produtos com peso, comprimento ou volume e qualidade industrial. Além de ser, no Estado de São Paulo, o único órgão que lida com a prática da metrologia legal.

Ao todo trabalham, direta e indiretamente, para o Ipem-SP cerca de 1.200 funcionários localizados em 13 sedes distribuídas pelo Estado e na capital. O Ipem-SP é o maior e mais bem equipado entre os demais Institutos de Pesos e Medidas do País. São sete laboratórios e quatro postos de atendimento especiais em todo o Estado.

Anualmente, são verificados mais de dois milhões de instrumentos entre os produzidos pela indústria e aqueles postos à venda no comércio. O fato de São Paulo ser o principal parque industrial e comercial do Brasil confere ao trabalho dos funcionários do Ipem-SP uma grande responsabilidade.

E o reconhecimento de todo o empenho dispensado ao setor chega até a países vizinhos. Recentemente, dirigentes do Instituto Boliviano de Metrologia, Ibmetro, estiveram em visita à sede do Ipem-SP para propor um acordo de cooperação técnica bilateral. A idéia seria a de enviar a São Paulo metrologistas bolivianos a fim de acompanhar a rotina de trabalho do Centro Tecnológico, Cetec, e da fiscalização, gerando, com isso, um maior intercâmbio de informações metrológicas entre os países.

Informações sobre as ações do Ipem-SP podem ser obtidas no site: www.ipem.sp.gov.br ou através do telefone da ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas: 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer um dos 645 municípios de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.