Justiça: Ipem-SP realiza ‘Operação Pãozinho’ em 68 padarias da Grande São Paulo

Em padaria do Tucuruvi, o pão pesava, em média, 46% a menos que o estipulado

qui, 04/03/2004 - 18h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta quinta-feira, dia 4, mais uma Operação Pãozinho. Os técnicos visitaram 68 padarias da capital e de São Bernardo do Campo.

As 14 equipes (com 28 profissionais ao todo) visitaram bairros da zona Norte (Vila Maria; Santana; Mandaqui; Casa Verde; Vila Guilherme; Limão; Freguesia do Ó; Pirituba; Tucuruvi; Parque São Domingos; Jaçanã; Vila Medeiros; Jaguará) e encontraram irregularidades em três estabelecimentos (4,41% do total). Em fevereiro, foram visitadas 90 padarias, sendo que 4 (4,44%) foram autuadas.

O maior problema registrado foi em uma padaria do Tucuruvi: o pão francês de 50g pesava, em média, 26g, uma defasagem de 46%. Em um estabelecimento da Vila Maria, o pão pesava, em média, 3,75g a menos do que o estipulado. Já a equipe que visitou a Vila Guilherme encontrou uma balança descalibrada. Todos os estabelecimentos receberam um auto de infração e têm 15 dias para prestar esclarecimentos ao órgão. Caso as explicações não sejam aceitas, os comerciantes poderão ser multados em até R$ 5 mil.

De acordo com a legislação, os pães podem ter uma diferença de peso de, no máximo, 5% do seu peso, e existem duas formas de comercialização desse produto: por unidades de 50g ou por peso. Os comerciantes devem optar por uma das duas formas de venda do produto.

O Ipem realiza essas operações com o objetivo de preservar os direitos do consumidor, evitando abusos por parte do comércio. A Operação Pãozinho será estendida para outros bairros de São Paulo e os consumidores que constatarem problemas podem ligar para o Ipem no telefone 0800 13 05 22.

Da Secretaria da Justiça/Ipem-SP