Justiça: Ipem-SP encontra irregularidade em produtos à venda para animais domésticos

Fiscalização foi feita em 46 itens de uso animal; 19,57% dos itens verificados apresentaram irregularidades

ter, 17/08/2004 - 13h32 | Do Portal do Governo

Nem os animais domésticos estão livres de serem lesados nos produtos que consomem. A verdade é que donos de cachorros, gatos, papagaios devem ficar atentos aos produtos que levam para seus “melhores amigos”. De 46 itens de consumo animal analisados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 19,57% apresentaram irregularidades.

A operação batizada de Meu Animalzinho foi realizada em todo o estado paulista e concluída nesta segunda-feira, 16/08. Na capital, ocorreram onze análises, duas irregularidades foram identificadas. O maior problema se deu no resultado da análise do osso de couro bovino Stick Dog, da Chic Dog Atacado de Produtos Animais Ltda. Em um conteúdo nominal de 900 gramas, uma das amostras apresentou erro de menos 2,40 gramas de produto dentro da embalagem.

No interior, apenas Ribeirão Preto teve 100% de regularidade entre as vistorias. Em contrapartida, dos 12 produtos analisados, em Bauru, quatro estavam fora da conformidade, perfazendo um total de 33,33% de irregularidades. O maior problema encontrado foi no ungüento Vansil, da Vansil Indústria Comércio de Representações Ltda. Em 50 gramas escritos no rótulo, a média de erro foi de 6,40%.

Entre outros itens foram analisados rações para gatos, cachorros, sementes de girassol para papagaios, shampoos, ossos de couro, biscoitos para cães, sabão líquido, anti-pulga, alpistes.

Dúvidas, reclamações, ou sugestões sobre produtos para os animais domésticos podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria do Ipem-SP: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

O site do Ipem-SP: www.ipem.sp.gov.br é outro canal aberto com a sociedade para esclarecimentos.

da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania