Justiça: Ipem-SP autua quatro veículos-tanque em fiscalização na região de Bauru

Ação foi realizada na manhã de hoje

sex, 21/11/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 21, mais uma fiscalização em veículos-tanque que transportam produtos perigosos. A ação foi realizada no quilômetro 338 da rodovia Marechal Rondon (SP-300), região de Bauru.

A equipe do Ipem-SP fiscalizou 26 veículos, dos quais quatro foram autuados e apenas um deles tiveram seus Certificados de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendidos. Os técnicos constataram 30 irregularidades, média de 7,5 por veículo. Os principais problemas encontrados foram nos pneus, suspensão, trincas e sistemas de iluminação e sinalização. Todos esses erros podem comprometer a segurança da população, do meio ambiente e do próprio condutor.

A fiscalização em veículos-tanque é realizada periodicamente pelo Ipem-SP em parceria com a polícia rodoviária e com o apoio das concessionárias.

O trabalho tem como objetivo reduzir as irregularidades e os acidentes que envolvem veículos transportadores de cargas perigosas. A ação também busca orientar os motoristas sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais.

O Ipem-SP atende denúncias, reclamações e sugestões pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

André Vanes, Da Justiça

M.J.