Justiça: Ipem reprova 40% dos produtos para jardinagem analisados na Capital e no Interior

Todos os fabricantes que tiveram seus produtos reprovados por alguma irregularidade são autuados

ter, 16/09/2003 - 21h02 | Do Portal do Governo

Cinqüenta e dois produtos para jardinagem foram analisados na segunda-feira, dia 15, na Capital e em cinco cidades do Interior do estado pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Desse total, 21 (40%) apresentaram alguma irregularidade quanto ao peso, volume e quantidade indicados nas embalagens.

O número mais significativo foi encontrado na Capital, onde 11 dos 20 produtos verificados continham algum erro. A principal irregularidade foi encontrada no fertilizante completo para plantas Portal, de 500ml, que apresentou menos 20,7ml em média nas 14 amostras analisadas.

Nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto foram verificados 32 produtos, sendo que dez apresentaram alguma irregularidade:

Bauru: Dos 6 produtos verificados, 4 (66,6%) apresentaram irregularidades. O maior problema encontrado foi no Agente floral ecofórmula Ferti Flora, de 300ml, que possuía, em média, 21,1ml a menos do que o estipulado na embalagem

Campinas:Não foram encontradas irregularidades na média dos 5 produtos analisados.

Presidente Prudente:Dois dos 5 produtos analisados apresentaram problemas. Destaque para a Argila expandida para decoração e drenagem de vasos e jardineiras West Garden, de 1kg, que tinha, em média, peso 32,3g inferior ao estipulado na embalagem

Ribeirão Preto:Não foram encontradas irregularidades na média dos 6 produtos analisados.

São José do Rio Preto:Não foram encontradas irregularidades na média dos 10 produtos analisados.

As análises dos produtos para jardinagem aconteceram nos laboratórios das regionais do Ipem e na Capital. Todos os fabricantes que tiveram seus produtos reprovados por alguma irregularidade são autuados e têm prazo de 15 dias para apresentar defesa ao órgão.

O Ipem atende denúncias e reclamações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 13 05 22.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A