Justiça: Ipem realiza fiscalização de cargas perigosas

Blitz foi realizada na última sexta-feira, dia 19

seg, 22/09/2003 - 15h26 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na última sexta-feira, dia 19, duas fiscalizações em veículos transportadores de cargas perigosas. As ações aconteceram nas rodovias Presidente Dutra, km 156 Norte, região de São José dos Campos, e Santos Dumont (SP-75), km 64, região de Campinas.

Duas equipes inspecionaram 49 veículos. Destes, 19 (39%) foram autuados, oito tiveram seus Certificados de Inspeção para transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendidos e um teve seu Certificado de Verificação recolhido. As principais irregularidades encontradas pelos técnicos do Ipem foram nos sistemas de freio, de sinalização, de iluminação, e nos pneus e nas suspensões. Em alguns destes veículos também foram constatados vazamentos. Esses problemas podem comprometer a segurança do condutor, da população e do meio ambiente.

Essa fiscalização é realizada periodicamente pelo Ipem em parceria com as polícias rodoviária e com apoio das concessionárias. O trabalho tem como objetivo reduzir os acidentes que envolvem veículos transportadores de produtos perigosos e orientar seus condutores sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais.

Da Secretaria da Justiça

M.J.