Justiça: Ipem realiza análise em material de escritório

Bobina para fax foi o material de escritório com maior incidência de erro

qui, 24/02/2005 - 13h42 | Do Portal do Governo

Bobina para fax foi o material de escritório com maior incidência de erro constatada durante análise, em laboratório, nessa segunda-feira (21/2), em operação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Os dados de três cidades do interior (Bauru, Presidente Prudente e São José dos Campos) demonstraram que as bobinas para fax foram o produto de maior irregularidade.

A bobina da marca Profax, da Propel Ind. Com Ltda. foi a que apresentou a maior falta de papel. Em um rolo de 30 metros faltavam 353 centímetros. Na amostra de 32 unidades analisadas dessa marca, em Bauru, o erro em porcentagem ficou em 11,7%.

Já em Presidente Prudente, a marca com problemas foi a Probel, da Masterpel Indústria e Comércio Ltda. Faltavam 199,2 centímetros em um rolo de 30 metros. Na média, das 14 unidades analisadas, o erro foi de 6,64%.

E em São José do Rio Preto a largura do papel da bobina apresentou valores diferentes dos colocados na embalagem da bobina para fax Spiral, da Spiral do Brasil Ltda. Houve uma diferença de 0,1 centímetro entre as medidas na especificação da embalagem – 30m x 216milimitros

Na capital, envelopes saco vai e vem Foroni, da Indústria Gráfica Foroni Ltda tiveram irregularidades no comprimento de menos 0,20 centímetros em um conteúdo nominal de 35,3 centímetros escritos na embalagem. Na média, o erro foi de 0,57% nas 14 amostras analisadas.

Campinas e Santos, que agora conta com um laboratório de pré-medidos, tiveram 100% de regularidade entre os materiais analisados.

Ao todo, foram verificados na operação batizada de Materiais para Escritório 55 itens, entre eles: tinta para carbono, folhas de carbono, clips, elásticos etc. No total, 23,64% das análises apresentaram irregularidades – 13 produtos.

Todos os responsáveis ou proprietários das firmas dos itens levados para laboratório são convidados para acompanhar as análises. Aqueles com erro constatado têm 15 dias para apresentar defesa junto à Superintendência do Ipem-SP. Após esse período, a Superintendência analisará jurídica e administrativamente cada caso para definir uma penalidade administrativa, que varia de uma advertência até o pagamento de multas no valor de R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

O departamento de pré-medidos, diariamente, analisa em todo o Estado o volume, comprimento e peso dos materiais que são embalados na ausência do consumidor final. Esse trabalho objetiva coibir possíveis irregularidades praticadas contra o cidadão.

Outros detalhes sobre o trabalho do departamento podem ser obtidos no: www.ipem.sp.gov.br. Denúncias, sugestões e dúvidas também podem ser tiradas no telefone da ouvidoria: 0800.13.05.22, das 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.