Justiça: Ipem encontra quase 25% de irregularidades em produtos para animais

Análises acontecem na presença dos fabricantes ou responsáveis

qua, 13/08/2003 - 20h14 | Do Portal do Governo

Dos 57 produtos para animais analisados pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, durante a Operação Especial Meu Animalzinho, realizada nesta segunda-feira, dia 11, 14 (24,56%) apresentaram irregularidades quanto ao peso e volume.

Capital

Em São Paulo foram verificados 21 produtos entre rações, talcos, eliminadores de odores, xampus, cremes, remédios para pulgas, entre outros. Dois apresentaram erros quanto ao peso. O maior problema encontrado foi o do eliminador de odores Mag Dog, de 1litro, que continha 6,90 ml a menos, na média.

Interior

Nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, foram analisados 36 produtos e 12 (33,33%) apresentaram irregularidades.

Em Bauru , Campinas e Ribeirão Preto, não foram encontradas irregularidades na média das mercadorias verificadas.

Em Presidente Prudente, o suplemento vitamínico líquido para alimentação animal Cal Gold, de 50 ml, apresentou 1,7 ml a menos na média, de um total de 14 amostras.

Em São José do Rio Preto, o xampu para cães e gatos Rotter Dog, de 250 ml, continha 250 ml a menos na média, de um total de 14 amostras analisadas.

O Ipem realiza Operações Especiais, periodicamente, para coibir abusos contra os consumidores. No caso da Operação Meu Animalzinho, os produtos foram coletados no comércio da Capital e Interior em lojas especializadas.

As análises acontecem na presença dos fabricantes ou responsáveis que, em caso de erros, são autuados e têm prazo de 15 dias para apresentar defesa ao Ipem. As multas podem variar de R$ 100 a R$ 3 milhões.

O Ipem atende denúncias de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo fone 0800130522.