Justiça: Instituto de Pesos e Medidas oferece Museu Virtual

Objetivo é aproximar o cidadão dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto

qua, 07/07/2004 - 16h25 | Do Portal do Governo

Já está no ar o museu metrológico virtual do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O acesso a este novo serviço do Ipem-SP é pelo site www.ipem.sp.gov.br.

O museu virtual é um dos desdobramentos da exposição permanente do Instituto inaugurada dia 12 de abril último no prédio do Ipem-SP, na rua Muriaé, Alto do Ipiranga. Agora, os interessados terão acesso pela internet a parte da exposição permanente do Ipem-SP.

No site estão expostos balanças de precisão comerciais, pesos antigos como uma arroba de 1831, taxímetros, bombas medidoras de combustível da década de 30 entre outros instrumentos que fazem parte da história da metrologia no Brasil.

A criação do museu virtual é uma forma de aproximar ainda mais o cidadão dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Pesos e Medidas. No site, ao clicar nas imagens dos instrumentos expostos, os internautas acessarão as informações técnicas e históricas dos objetos. Como na coleção de padrões de volume para líquidos onde é possível acessar a imagem e dados de padrões fabricados entre 1812 e 1816 pelo Arsenal de Lisboa a pedido do príncipe regente do Brasil D. João.

O museu virtual oferece links para outros sites de acervos metrológicos entre eles o Museu de Metrologia do Instituto Português de Qualidade e a coleção histórica de pesos, site este em inglês.

A atualização do acervo do museu virtual do Ipem-SP será periódica. Novos instrumentos estarão sendo adicionados aos já expostos, além de novos links para outros sites do setor. Através do e-mail da ouvidoria (ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br) é possível fazer comentários, sugerir mudanças ou tirar dúvidas sobre o museu. O telefone da ouvidoria: 0800-13-05-22 também pode ser utilizado para informações tanto sobre o museu virtual quanto sobre o acervo à mostra na rua Muriaé. O telefone da ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.