Justiça: Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza o peso do pão francês

Ipem-SP não encontra irregularidades

ter, 27/04/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP, Instituto de Pesos e Medidas, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou hoje, 27 de abril, mais uma fiscalização do peso do pão francês na cidade de São Paulo, e constatou que o pãozinho está sendo vendido dentro do peso exigido por lei, 50 gramas a unidade. Desde o início do ano já foram realizadas mais duas operações na capital.

As 17 equipes de metrologistas do Ipem-SP visitaram padarias na região sul da cidade: Campo Belo, Campo Grande Cidade Ademar, Cursino, Ipiranga, Jabaquara, Sacomã, Saúde e estabelecimentos do bairro da Liberdade no centro. Na operação, 83 padarias foram visitadas e 1.254 pães analisados. Não foram encontrados problemas nos estabelecimentos visitados.

‘As constantes verificações e fiscalizações do Ipem-SP coibiram a ação daqueles que não são bons comerciantes’, disse Armando Rovai, superintendente do Ipem-SP. ‘O índice quase inexistente de irregularidades confirma que a população é quem ganha com ações preventivas dos Institutos de Defesa do Consumidor como o Ipem-SP’, conclui.

Multas

Este ano, sete padarias foram autuadas durante as fiscalizações do Ipem-SP referentes ao peso do pão: quatro na zona leste, em fevereiro; e três na zona norte em março. Ao serem autuados, os proprietários das padarias têm 15 dias para recorrer da multa, que pode variar de: R$ 100,00 a R$ 5 mil.

Para fiscalizar as padarias, os metrologistas coletam uma amostra específica de pães, que varia de 5 a 25 pães para, só então, concluir o peso médio dos pães. Além do pão francês, as balanças são verificadas para garantir ao consumidor a segurança na hora de comprar o produto.

Caso exista alguma dúvida ou denúncia sobre irregularidades na venda dos pães, o consumidor pode ligar para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo número 0800 13 05 22, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A ligação é gratuita.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.