Justiça: Governo do Estado faz mutirão para exame de DNA em Campinas

Campinas é o município do interior com maior número de pessoas à espera do exame

qua, 27/04/2005 - 11h57 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Secretaria da Saúde, realiza mutirão para exame de DNA, no próximo sábado, dia 30 de abril, em Campinas.

Objetivo da campanha é descentralizar o processo da coleta para os exames de investigação de paternidade feitos pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, com um segundo mutirão na cidade de Campinas.

O Imesc espera atender neste sábado 910 famílias, convocadas por meio de intimação judicial. Campinas é o município do interior com maior número de pessoas à espera do exame e um terceiro mutirão está previsto para maio a fim de encerrar a fila de espera na região. Segundo o Imesc, antes do início do mutirão em Campinas, 2,9 mil famílias aguardavam na fila para realizar o teste de DNA. Após o encerramento dos mutirões, a coleta de sangue passará a ser um serviço de rotina na cidade.

O projeto de descentralização, iniciado experimentalmente em Campinas no mês de março, atendeu 117 famílias no Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. Isso reduziu o tempo de espera para a realização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses.

Um dos principais motivos da demora é a abstenção das famílias. Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, impedem os intimados de comparecer na data agendada. Com isso, uma nova data tem que ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior vão
beneficiar, principalmente, moradores do interior do Estado de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, será responsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. O instituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Para essa segunda etapa serão disponibilizados pelo instituto três mil cartões de coleta e três mil agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibilizará os funcionários e locais para a realização das coletas em cada cidade.

Outros municípios também serão beneficiados. Em maio o Imesc realiza a coleta em Sorocaba e Taubaté. Santos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara estão entre os municípios que devem receber os serviços de coleta de sangue nos próximos meses. O Imesc dará prioridade às localidades com maior número de pessoas aguardando para realizar o exame.

Data: Sábado, 30 de abril de 2005
Horário: a partir das 8 horas
Local: Unicamp – Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa

M.J.