Justiça: Governo do Estado faz mutirão de DNA em Marília

Atendimento está sendo realizado hoje até às 17h

sáb, 02/07/2005 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta para exames de investigação de paternidade. Neste sábado, dia 2, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, vai atender 678 famílias em Marília.

O projeto de descentralização, iniciado no mês de março, já atendeu 3.130 famílias. Somente no último fim de semana, em Campinas compareceram 200. Isso reduziu o tempo de espera para a realização dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos da demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizado na capital, dificulta a vinda dos intimidados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior vão beneficiar, principalmente, moradores de baixa renda no interior do Estado .

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, será responsável pelo material utilizado e pelo transporte das amostras. O instituto fará, então, as análises e emitirá laudos conclusivos. Para a nona etapa da coleta descentralizada serão disponibilizados pelo instituto 900 cartões de coleta e 2500
agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibilizará os funcionários e locais para a realização das coletas em cada cidade. No mês de julho, além da região de Marília, os moradores da regional de Bauru também serão beneficiados com o mutirão do
Imesc. As regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Araraquara receberão etapas nas semanas posteriores. O Imesc dá prioridade às localidades com maior número de pessoas aguardando para realizar o exame.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Seu Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias ao mês.

O Instituto também tem por atribuição realizar exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar os laudos de perícias requisitadas pelas autoridades competentes.

Serviço – Mutirão de DNA de Marília
Data: Sábado, 2 de julho de 2005
Horário: das 8h às 17h
Local: Ambulatório Mário Covas – Rua Tiradentes, 1310 – Centro – Marília/SP