Justiça: Francisco Morato vai ganhar Centro de Integração da Cidadania

CIC deverá estar pronto em seis meses

sex, 22/02/2002 - 17h33 | Do Portal do Governo

CIC de Francisco Morato reunirá serviços da Justiça, Ministério Público Procuradoria Geral e Polícia, beneficiando 6 mil pessoas por mês

A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania está construindo um Centro de Integração da Cidadania (CIC) no município de Francisco Morato (Rua Demerval Gomes Romano, com a Rua Tabatinguera, próximo a estação ferroviária). A obra, uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura local, deverá auxiliar na prevenção e no combate à criminalidade, com a solução de problemas que afetam a população mais carente, no seu dia-a-dia, segundo informou o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes.

No CIC os moradores poderão obter uma série de serviços públicos, de forma rápida e integrada, entre eles um Juizado Informal de Conciliação, um Juizado Especial Civil (Pequenas Causas), uma delegacia de polícia, além de postos de Atendimento do Trabalhador (PAT), Procon e CDHU.

A população também irá contar, no mesmo espaço, com orientação jurídica, social e psicológica gratuita, emissões de documentos (cédula de identidade, carteira de trabalho, certidões), palestras e cursos de qualificação e requalificação profissional. Nos fins de semana, o centro será destinado a atividades de lazer.

O terreno, de aproximadamente três mil metros quadrados, onde está sendo executada a obra, foi doado pela prefeitura do município ao patrimônio do Estado. O prédio, em dois pavimentos, terá uma área construída de aproximadamente dois mil metros quadrados e capacidade para atender 6.000 pessoas por mês. Os recursos para a sua execução, de aproximadamente R$ 2,1 milhões, serão provenientes do Governo do Estado, via Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O novo CIC deverá estar concluído em seis meses.

Cidade conta com quatro unidades do CIC

Os quatro Centros de Integração instalados na periferia da Capital já beneficiaram cerca de 2,8 milhões de pessoas. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Justiça, conta com apoio de várias outras secretarias de Estado, Ministério Público, Procuradoria Geral e Poder Judiciário.