Justiça: Fiscalização do Ipem-SP autua 16% dos veículos-tanque em Castilho

Vistoria em veículos-tanque que transportam produtos perigosos foi realizada ultima sexta, dia 12

ter, 16/12/2003 - 12h42 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem- SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na ultima sexta-feira, dia 12, mais uma fiscalização em veículos-tanque que transportam produtos perigosos. A ação ocorreu na rodovia Marechal Rondon (SP-300), km 667, em Castilho, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Foram vistoriados 37 veículos, sendo seis autuados (16%) e apenas um deles teve seu Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendido. As principais irregularidades encontradas pelos técnicos do Ipem-SP foram nos sistema de iluminação e sinalização (28 casos encontrados), suspensões (19), pneus (14), freios (7) e pára-brisas trincados (4). Extintores de incêndio descarregados, simbologias em desacordo com a norma e alguns vazamentos também foram localizados. Todos esses itens podem comprometer a segurança da população, do meio ambiente e do próprio motorista.

A operação em veículos-tanque é realizada periodicamente pelo Ipem-SP em parceria com a polícia rodoviária e com o apoio das concessionárias. Os objetivos dessas inspeções são reduzir as irregularidades e os acidentes, e orientar os condutores sobre os cuidados a serem tomados no transporte de cargas perigosas. Essas substâncias carregadas podem ser gasolina, álcool etílico carburante, óleo diesel, querosene, entre outras.

Denúncias, reclamações e sugestões podem ser feitas à ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h. Por e-mail, o endereço é ouvidoria-ipem@ipem.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça