Justiça: Fiscalização de cargas perigosas encontra irregularidades em 82% dos veículos

Técnicos do Ipem também orientam motoristas sobre os cuidados no transporte desses materiais

qua, 27/08/2003 - 12h06 | Do Portal do Governo

Além de autuar os infratores, os técnicos do Ipem também orientam os motoristas sobre os cuidados que devem ser adotados no transporte desses materiais

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta terça, dia 26, mais uma fiscalização em veículos transportadores de cargas perigosas. O trabalho aconteceu no km 383 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), região de Bebedouro, Interior de São Paulo.

Os técnicos da Delegacia de Ação Regional do Ipem de São José do Rio Preto constataram que, dos 17 veículos verificados, 14 (82%) apresentavam alguma irregularidade. Destes, sete foram autuados e dois tiveram seus Certificados de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos apreendidos.

As principais irregularidades foram encontradas nos sistemas de iluminação e sinalização luminosa, freios, suspensão, nas rodas e pneus dos veículos, e também nos pára-brisas. Estes problemas podem comprometer a segurança do condutor, da população e do meio ambiente.

A fiscalização

Realizada periodicamente pelo IPEM-SP em parceria com a polícia rodoviária, a fiscalização tem como objetivo reduzir os acidentes que envolvem veículos transportadores de produtos perigosos e também orientar seus condutores sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais.

O IPEM atende denúncias de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo fone 0800 1305 22.

André Vanes,
da Assessoria de Imprensa do IPEM-SP
GB