Justiça: Fiscalização autua 65% dos veículos-tanque verificados em Itu

Blitz foi realizada nessa segunda-feira, dia 17

ter, 18/11/2003 - 16h07 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 17, mais uma fiscalização em veículos-tanque que transportam produtos perigosos no quilômetro 18 da rodovia Santos Dumont (SP-075), região de Itu.

De 17 veículos verificados, 11 foram autuados (65%), sendo que quatro deles tiveram seus Certificados de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendidos. As principais irregularidades encontradas pelos técnicos do Ipem-SP foram nos pneus, freios, suspensões e sinalização luminosa. Estes problemas podem comprometer a segurança da população, do meio ambiente e do próprio condutor.

A fiscalização em veículos-tanque é realizada periodicamente pelo Ipem-SP em parceria com a polícia rodoviária e com o apoio das concessionárias. O trabalho tem como objetivo reduzir as irregularidades e os acidentes que envolvem veículos transportadores de cargas perigosas. A ação também busca orientar os motoristas sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais.

O Ipem-SP atende denúncias, reclamações e sugestões pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

André Vanes, Da Justiça

M.J.