Justiça: Febem e Centro Paula Souza iniciam cursos profissionalizantes no Complexo Tatuapé

Cerca de 500 adolecentes já estão matriculados para os cursos

ter, 22/03/2005 - 15h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-SP) em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), iniciou nesta segunda-feira, dia 21 de março, a implantação de mais oito cursos profissionalizantes nas unidades do Complexo Tatuapé.

Aproximadamente de 500 adolecentes já estão matriculados nos seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Manutenção de Rede Telefônica, Pintura Residencial, Eletricista Residencial, Panificação Artesanal, Culinária/Salgados, Confeitaria Artesanal e Garçom. Ao todo são 50 turmas, cada uma composta por 10 adolescentes.

As aulas têm carga horária de 45 a 60 horas. Cada turma terá entre 4 e 6 horas semanais – dependendo da grade horária de atividades – mas sempre divididas em dois dias por semana. Todos os cursos oferecem apostilas com a parte teórica, porém, a parte prática será bastante elaborada para estimular o interesse dos adolescentes.

A iniciativa faz parte do Projeto Confraria do Bem – iniciado em dezembro de 2004, pelo Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, junto a várias empresas e entidades do poder público.

De acordo com o secretário, a medida é uma continuação do pacote de mudanças previstas para o complexo do Tatuapé – que será parcialmente desativado – conforme a determinação do governador Geraldo Alckmin, anunciada no último dia 18.

Ao final das aulas, os adolescentes receberão certificados do Centro Paula Souza e serão estimulados a procurar emprego em sua área de formação ou até mesmo a trabalhar de forma autônoma em sua comunidade, quando saírem da Fundação.

Os adolescentes que participarem de mais de 90% das aulas receberão certificado do Centro Paula Souza. A idéia é que esses jovens sintam que são capazes de mudar a realidade deles, através da oportunidade que lhes é oferecida neste projeto.

Por enquanto o projeto será mantido com recursos próprios da FEBEM, no entanto para ampliá-lo de modo a abranger todos os adolescentes, será necessário o apoio institucional de empresas engajadas na recuperação dos adolescentes em conflito com a lei.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.