Justiça: Evento discute brinquedotecas em assentamentos

Oficina será realizada nesta quarta-feira, dia 20, em Presidente Prudente

ter, 19/10/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo

Importante para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, os brinquedos e a brincadeira são tema de oficina que a Fundação Instituto de Terras (Itesp), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp promovem nesta quarta-feira em Presidente Prudente. Participam produtores rurais assentados e professores responsáveis pelo monitoramento das brinquedotecas implantadas nos assentamentos da região do Pontal do Paranapanema.

Coordenado pelo professor José Milton de Lima, do Departamento de Educação da Unesp, o evento tem o objetivo de analisar, discutir e compreender a brinquedoteca e sua função pedagógica no trabalho social e educacional. Outra meta é apresentar indicativos que colaborem na implementação desses espaços em diversos locais e campos de atuação profissional, principalmente no meio rural.

Além disso, a atividade deve colaborar no processo de formação continuada de assentados, educadores, assistentes sociais e outros interessados para que esses profissionais compreendam a importância do jogo e da brincadeira como recursos pedagógicos. A brinquedoteca deve ser compreendida como um espaço privilegiado para a vivência, ampliação da cultura lúdica infantil e produção de objetos que sirvam de suporte para o brincar.

Mell Koshiama, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.