Justiça: Estado faz mutirão de coleta para exame de DNA em Santos

Será no próximo sábado, dia 4 de junho

qui, 02/06/2005 - 8h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Saúde dão continuidade ao processo de descentralização da coleta para os exames de investigação de paternidade. Neste sábado, dia 4 de junho, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, vai atender 800 famílias em Santos.

O projeto de descentralização, iniciado em Campinas no mês de março, já atendeu a 2.220 casos. Somente no último fim de semana, compareceram 800 famílias no mutirão em Taubaté. Isso reduziu o tempo de espera para a coleta dos exames e obtenção dos laudos, hoje estimado em nove meses. Um dos principais motivos da demora é a abstenção das famílias nos dias marcados para coleta de sangue.

Muitas vezes, os custos da viagem e a distância da sede do Imesc, localizada na capital, dificulta o comparecimento dos intimidados. Com isso, uma nova data precisa ser marcada, o que paralisa o processo e gera atraso no atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, os mutirões no interior vão beneficiar, principalmente, cidadãos de baixa renda.

Esforço conjunto

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Imesc, é responsável pelo material utilizado e transporte das amostras. O instituto faz as análises e emite laudos conclusivos. Para essa quarta etapa serão disponibilizados pelo
instituto 1.100 cartões de coleta e 3.000 agulhas descartáveis.

A Secretaria da Saúde disponibiliza os funcionários e locais para a coleta em cada cidade.

Outros municípios também serão beneficiados. A partir de junho, as cidades de Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara vão receber mutirões para coleta de sangue. O Imesc dá prioridade às localidades com maior número de pessoas à espera do exame.

O que é o Imesc?

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. O Núcleo de Perícias Laboratoriais tem capacidade para fornecer 4,5 mil laudos mensalmente. Atualmente atende aproximadamente 2 mil famílias por mês.

O Instituto também tem por atribuição fazer exames de personalidade e de capacidade profissional, perícias de investigação de maternidade e espólio por vínculo genético (DNA), bem como elaborar laudos de perícias requisitadas pelas autoridades competentes

Data: Sábado, 4 de junho de 2005
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hospital Guilherme Álvaro (ambulatório) – Rua Osvaldo Cruz, 197 (entrada do canal 4)- Boqueirão – Santos/SP

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Imprensa

(LRK)