Justiça: Equipe da ONU visita Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Projeto é da Secretaria Estadual da Justiça

qua, 14/07/2004 - 9h27 | Do Portal do Governo

A produção do programa ‘UN in Action’, principal produto de informações sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), realiza nesta semana, uma série de reportagens sobre o tráfico de seres humanos no Brasil. Um dos principais pontos da reportagem será o trabalho realizado pelo o Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, projeto vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania. O programa ‘UN in Action’ aborda as atividades da ONU e suas agências nas áreas de manutenção de paz, emergência humanitária e desenvolvimento sócio-econômico.

O Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que será parte da reportagem, foi inaugurado em maio deste ano e funciona na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, já que é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e o Ministério da Justiça.

A iniciativa de montar o escritório conta também com o apoio do Consulado dos Estados Unidos, do Conselho Estadual da Condição Feminina e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), do Comitê Latino-Americano e do Caribe para da Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), do Serviço da Mulher Marginalizada e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, Infância e Juventude (Asbrad).

O tráfico de seres humanos é a terceira atividade mais rentável do crime organizado, precedido apenas pelo comércio ilegal de armas. Segundo estimativas, a prática movimenta cerca de 12 milhões de dólares anualmente em todo o mundo. No Brasil, não há uma estimativa real da quantidade de recursos movimentados pelo tráfico, no entanto, a incidência de casos é alarmante.

Coleta de dados

Entre outras atividades, o escritório desenvolverá um trabalho de coleta de dados para mapear as rotas do tráfico no Brasil e no mundo, além de garantir a orientação e o atendimento adequados às vítimas do tráfico de pessoas e também e seus familiares. As ações desenvolvidas têm como meta auxiliar as autoridades competentes na desarticulação das redes internacionais de tráfico, principalmente na conscientização das possíveis vítimas, promovendo atividades educacionais e informativas.

De acordo com o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, a inauguração do escritório só foi possível graças a união dos esforços entre governo, organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada. ‘O tráfico de seres humanos é a terceira atividade mais rentável do crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e entorpecentes. Portanto, para combatermos essa prática é fundamental a união de todos’, afirmou.

Formado por uma equipe multidisciplinar, o escritório ratifica a posição de concordância com o protocolo de prevenção e combate ao tráfico de pessoas da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece as medidas que serão adotadas por todos os países para o combate à prática.

Noticiário televisivos

As reportagens produzidas pelo ‘UN in Action’ são produzidas nas seis línguas oficiais da organização e distribuídas gratuitamente para mais de 150 canais de televisão de todo o mundo, como a CNN, RTVE (Espanha), RTP (Portugal), CCTV (China), SABC (África do Sul), entre outras. Agências de noticiário televisivo, como a APTN, e distribuidores regionais, como a EBU (European Broadcasting Union), ArabSAT (Oriente Médio) e ASBU (Ásia e Pacífico) também transmitem o programa.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.