Justiça: Ecoturismo nos quilombos é tema de seminário

Objetivo é estruturar um plano de desenvolvimento turístico para as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

qua, 28/07/2004 - 14h17 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove nesta quinta e sexta, em Eldorado, município do Vale do Ribeira, o seminário Novas Perspectivas do Ecoturismo nos quilombos. O objetivo é discutir e estruturar um plano de desenvolvimento turístico para as comunidades quilombolas da região.

O evento faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia, fruto de uma parceria entre Itesp e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Iniciado em agosto do ano passado, o programa vem possibilitando a realização de cursos para as comunidades quilombolas e assentadas de todo o Estado.

No Vale do Ribeira, região com maior concentração de quilombos, o foco do programa foi o ecoturismo. Foram oferecidos cursos de agentes multiplicadores de educação ambiental, capacitação de monitores ambientais e especialização em espeleologia.

O objetivo é capacitar monitores ambientais das próprias comunidades quilombolas. O Programa de Formação e Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia conta com recursos da ordem de R$ 400 mil do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e contrapartida do Itesp de R$ 138.390. Ao todo, a iniciativa deve totalizar, em todo o Estado, 2,4 mil participações de produtores e 280 de técnicos como alunos.

Data: dias 29 e 30 de julho de 2004
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Pousada Recanto Encontro das Águas, estrada Eldorado/Sete Barras, km 03

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.