Justiça e Defesa da Cidadania: Assentados formam grupo para desenvolver fruticultura

Grupo vai utilizar recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para implementar o projeto

qua, 12/11/2003 - 18h05 | Do Portal do Governo

Produtores rurais do assentamento Córrego Rico, em Jaboticabal, formaram um grupo para desenvolver a fruticultura com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Formado por 15 agricultores, o grupo já fechou contrato com viveiristas da região, que fornecerão mil mudas de goiaba da variedade Paluma a R$ 2,00 cada. O plantio será feito até o próximo dia 30.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do estado de São Paulo, Sebrae, Unesp e Associação Terra Rica, que congrega os produtores do assentamento.

No último dia 5 os assentados visitaram o Departamento de Produção Vegetal da Unesp de Jaboticabal, onde receberam orientações técnicas sobre plantio, espaçamento adequado, formas de poda, controle e tratamentos fitossanitários. No mesmo dia, eles estiveram em Taquaritinga, onde conheceram pequenos proprietários rurais que exploram a fruticultura, especialmente a goiaba.

A assentada Tânia Mara Baldão ficou bem impressionada com o que viu. ‘A região visitada é formada quase que exclusivamente por pequenos produtores agrícolas, que já conseguiram situação de sustentabilidade da propriedade’, comenta.

Segundo o técnico em desenvolvimento agrário do Itesp Rubens Eliziário, que ficará responsável pela assistência técnica ao grupo, a idéia é diversificar a produção no assentamento. ‘Cada lote poderá ter de 50 a 100 pés de goiaba’, explica.

O assentamento Córrego Rico foi criado pelo Itesp em 1998 e abriga 47 famílias de produtores rurais numa área de 468 hectares.

Helton Ribeiro da Secretaria da Justiça
C.A.