Justiça: Diálogos com a Juventude reúne jovens para a formação de agentes da cidadania

Encontros são realizados em todas as últimas sextas-feiras do mês

ter, 03/08/2004 - 18h29 | Do Portal do Governo

Cerca de 150 jovens participaram do evento “Diálogos com a Juventude”, realizado na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania entre os dias 26 e 30 de julho. O projeto, que tem por objetivo a formação de agentes da cidadania, foi uma iniciativa da Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Profissionais como Reinaldo Pereira Damião, da Associação do Orgulho Gay Lésbicas e Bissexuais Transexuais de São Paulo (GLBT), Mafoane Odara Poli Santos, psicóloga do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), Lilian Solá Santiago, cineasta, Michael M. Haradom, representante da Shalom Salam Paz, T. Kaçula, do projeto cultural Samba Autêntico e Eliane Lemos, Coordenadora do Projeto Crianças e do Programa de Voluntariado da ADD, fizeram parte da roda de debates relacionados ao tema “Juventude e Tolerância”.

Durante o dia, Mafoani Odara apontou a necessidade de haver mais do que tolerância e respeito na sociedade. Odara acredita que a convivência entre as pessoas é o fator mais importante. Michael Haradon falou sobre a importância do papel da arte na diminuição da discriminação em todas as suas formas: etária, racial, de gênero e de orientação sexual. “A arte através da dança, da música, da pintura é um meio catalisador para dissolver a discriminação”, afirmou.

A sexualidade e a inserção dos afrodescendentes no mercado de trabalho também foram temas debatidos durante o evento. A mesa de discussões foi comandada pelo psiquiatra Jairo Bauer e contou com a participação dos representantes da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Eduardo Batista, da Fala Preta, Gláucia Matos, da ONG Pró-Mulher, Sandra Umberhaum, e do Centro de Educação para a Saúde, Deivison Mendes Faustino.

Os palestrantes abordaram questões referentes à sexualidade e ao combate a doenças sexualmente transmissíveis. A preocupação com a gravidez indesejada também foi tema para discussão. Para Sandra Umberhaum, a prevenção, os devidos cuidados na concepção e transmissão de doenças sexualmente transmissíveis devem ser uma preocupação comum entre os jovens e não somente das mulheres. “As meninas que incentivam o uso de preservativos mesmo com os namorados deveriam ser valorizadas, porque elas estão pensando tanto na saúde do namorado como com a própria saúde”, ressaltou.

A hora e a vez dos negros

A inserção dos afrodescendentes no mercado de trabalho é um tema muito recorrente nos últimos tempos e, por isso, tem despertado a atenção da comunidade. A platéia do Espaço da Cidadania estava lotada para acompanhar a palestra da presidente do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAM), Zezé Motta.

Conhecida por seu trabalho como atriz e cantora, a presidente da ONG falou à platéia de jovens sobre as principais conquistas da comunidade negra nos meios de comunicações. Segundo Zezé Motta, a participação dos negros como protagonistas em campanhas publicitárias e novelas é uma vitória recente.

“Até pouco tempo atrás, os negros só conseguiam papéis secundários na televisão. Os negros e os orientais eram considerados feios e, por isso, não eram selecionados para os trabalhos”, afirmou. Para encerrar sua apresentação, Zezé Motta abusou do seu talento como cantora, interpretando a canção “Minha Missão”. A música, que fala sobre a dedicação que o artista deve ter durante a vida, emocionou a comunidade negra presente.

No último dia, o deputado estadual, Turco Loco, esteve presente para conversar com a platéia de jovens. Todos os participantes receberam certificados de participação e o Secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, cumprimentou os membros das comunidades quilombolas que participaram do evento.

No final, o secretário da Justiça deixou uma mensagem para todos os jovens participantes do curso: “Todos nós devemos conhecer nossos direitos e lutar pela cidadania. Cada um dos jovens aqui presentes serão multiplicadores e terão a tarefa de passar adiante os conhecimentos adquiridos”, afirmou.

Continuidade do projeto

O projeto “Diálogos com a juventude” vai continuar. Outros encontros como este serão realizados em todas as últimas sextas-feiras do mês, no Espaço da Cidadania, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

Jovens moradores das regiões dos postos fixos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), poderão criar uma agenda de temas que sejam pertinentes às discussões. As sugestões serão encaminhados à diretoria do CIC, que poderá desenvolver eventos com formatos iguais ao “Diálogos com a juventude.”