Justiça: Crédito Fundiário tem oficina preparatória em SP

Instituto de Terras deve assumir a assistência técnica a 2.140 famílias

seg, 04/10/2004 - 18h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e a Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), promovem de 5 a 7 de outubro uma oficina preparatória do Plano de Implantação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em São Paulo.

Criado para democratizar o acesso à terra, o PNCF financia a compra de imóveis rurais. Trabalhadores rurais sem terra, arrendatários, meeiros e posseiros são o público alvo do programa. Também são financiados os investimentos para a estruturação das unidades produtivas, a capacitação dos beneficiários e a contratação de assistência técnica.

A implantação do programa no Estado de São Paulo está sendo viabilizada pela parceria entre Itesp e MDA, formalizada no dia 15 de setembro. De imediato, o Itesp deve assumir a assistência técnica a 2.140 famílias já assentadas em São Paulo pelo antigo programa Banco da Terra.

Participam da oficina entidades como Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), FAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Data: 5 a 7 de outubro
Horário: das 8h às 17 horas
Local: Hotel Shelton Inn, avenida Cásper Libero, 115 – Centro.

Da secretaria da Justiça
C.A.