Justiça: Cravi reforça atendimento a crianças e adolescentes

Desde que foi fundado, em julho de 1998, o Centro de Referência e Apoio à Vítima atendeu 5.595 pessoas

seg, 05/04/2004 - 13h23 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que presta atendimento psicológico, jurídico e social aos familiares e às vítimas de violência, reforça atendimento a crianças e adolescentes. Desde que foi fundado, em julho de 1998, o Cravi atendeu 5.595 pessoas.

O programa conta com as parcerias da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Recentemente, o Cravi renovou a parceria com a organização não-governamental Instituto Therapon.

Inicialmente, a parceria limitava-se ao atendimento psicológico dos adolescentes vítimas de violência. No entanto, graças aos ótimos resultados obtidos, esta parceria foi ampliada para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos. O trabalho do Therapon é importante pois contribui para o rompimento do ciclo de violência.

Entre os objetivos do Cravi, estão: identificar os perfis de violência atual e formas de prevenção, identificar e reduzir os efeitos traumáticos provenientes da violência sofrida pelas vítimas e suas famílias, e atuar como auxiliar na ruptura de ciclos e códigos de violência existentes na família.

Os conhecimentos obtidos nos atendimentos do Cravi são repassados à sociedade e ao Poder Público, colaborando para a criação de políticas de segurança pública e de inclusão social.

Quando um ato violento ocorre, nem sempre é evidente que a família também seja vítima. Por outro lado, parentes de vítimas de violência, em um primeiro instante, não se reconhecem enquanto vítimas e portadoras de direitos de cidadania.

É comum a tendência a “esquecer”, “deixar de lado”, “apagar da memória”, como uma defesa imediata devido à dor, medo ou descrença nas instituições públicas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania