Justiça: Cravi oferece atendimento gratuito às famílias vítimas de violência

Centro de Referência e Apoio à Vítima é vinculado à Secretaria da Justiça

seg, 14/04/2003 - 16h35 | Do Portal do Governo

Familiares de vítimas de homicídios, latrocínios e outros casos graves de violência podem encontrar apoio social, psicológico e jurídico gratuito no Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Nos primeiros dois meses do ano, o Cravi atendeu 26 casos de violência, sendo 61,53% de homicídios; 7,69% latrocínios; 3,84% ameaças de morte; 3,84% suicídios ou morte acidental; 3,84% estupro ou abuso sexual e 7,69% casos de violência doméstica.

Desse total, 79% dos familiares de vítimas receberam orientações jurídica, social e psicológica. Os demais casos de violência sexual, lesão corporal e agressões foram encaminhados à uma rede, formada por universidades, serviços públicos e Ongs, que presta o mesmo tipo de serviços oferecidos pelo Cravi.

O sexo feminino tem sido o principal responsável pela demanda. Apenas em 2002, foram 158 atendimentos, contra 41 do sexo masculino. São mulheres (mães, esposas ou companheiras da vitima) que recebem menos que dois salários mínimos ou não dispõem de renda, o que não acontece entre os homens, na grande maioria filhos da vítima, cuja renda gira em torno de três a quatro salários mínimos. Em geral, ambos são arrimos de família.

Segundo ainda o levantamento, a maioria dos familiares de vítimas que procurou o Centro em 2002 era proveniente da zonas Sul e Norte – 22% e 11%, respectivamente. A Zona Leste respondeu por 20,10% dos casos, a Zona Oeste por 13,07% e a Zona Central por 4,52%. A Grande São Paulo também participou com 12,56% dos casos; 5,03% são vítimas de outros Estados; e 0,50% eram casos em que a região não foi informada.

O Cravi funciona de segunda a sexta-feira, à Rua Barra Funda, 1032 – (entre as estações Barra Funda e Marechal Deodoro do Metrô), no horário das 9 às 19 horas, telefones 3666-7778 e 3666-7334. Podem se beneficiar do atendimento famílias com renda de até quatro salários mínimos.

Parceria

O Cravi conta com as parcerias da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério da Justiça, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Senac, do Instituto Sou da Paz, da Faculdade Paulista de Serviço Social, da Faculdades Metropolitanas Unidas, entre outras.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
C.A.