Justiça: Cravi firma convênio com Instituto Therapon

Objetivo é atender gratuitamente crianças e adolescentes vítimas de violência urbana

sex, 20/12/2002 - 15h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado e o Instituto Therapon firmaram nesta semana um convênio para dar continuidade ao Projeto Vida desenvolvido pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi). O acordo, com vigência de um ano, tem o objetivo de prestar atendimento psicológico gratuito a crianças e adolescentes vítimas de violência urbana.

A partir de janeiro de 2003, as famílias cadastradas no Cravi poderão ter acesso ao tratamento destinado a crianças de 4 a 18 anos. Além de obedecer à determinação da Constituição Federal, que responsabiliza o Estado e a sociedade pelo atendimento de parentes e herdeiros carentes, de vítimas de crimes dolosos, este convênio dá cumprimento ao Programa Estadual de Direitos Humanos, que nos itens 106, 107 e 108, dispõe sobre a proteção e o auxilio as vítimas de violência.

Para o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, a parceria com o renomado Instituto Therapon, é uma ação de fortalecimento da cidadania em defesa das vítimas de violência. A instituição é detentora de metodologia para aplicação no atendimento psicológico de crianças e adolescentes.

O Cravi é um programa do Estado, implementado pela Secretaria da Justiça, que presta gratuitamente atendimento social, jurídico e psicológico a familiares de vítimas de violência fatal (homicídio e latrocínio) e outros casos graves de violência. Em quatro anos funcionamento, já atendeu cerca de 4 mil pessoas. O Centro funciona na Rua Barra Funda, 1032, entre as estações Barra Funda e Marechal Deodoro do Metrô, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 18 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

A.R.