Justiça: Cravi ajuda no combate à violência

Objetivo do Centro de Referência é oferecer apoio social, psicológico e jurídico

ter, 16/12/2003 - 20h23 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, tem contribuído de maneira importante para o combate e prevenção da violência, participando de vários seminários e palestras ‘que estão dando ao órgão mais instrumentos para ajudar a combater a violência’, segundo seu coordenador, Fabrício Toledo de Souza. Ele lembrou que esses eventos ajudam a divulgar ainda mais o nome do Cravi, além de contribuir para a realização de novas parcerias.

Na Conferência Internacional sobre Combate à Violência, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, na sede do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, o Cravi foi inserido no programa como exemplo de iniciativa bem-sucedida. O trabalho do órgão foi apresentado no painel ‘Experiências bem-sucedidas de combate à violência em grandes centros urbanos: o caso de São Paulo’.

No seminário internacional sobre ‘Experiências municipais inovadoras para maior segurança nas cidades’, que foi realizado em Guarulhos, nos dias 9 e 10, o Cravi participou para entender melhor qual é a situação da segurança pública em vários lugares do mundo

Já na conferência ‘Políticas Públicas/Redes e Violência: possibilidades de construção com enfoque no atendimento para mulheres’, no dia 8, o Cravi foi um dos organizadores. No final do evento foi proposta a criação de uma rede, que será composta por várias instituições, para discussão periódica de pautas sobre violência e vítimas.

Objetivos do Cravi

Programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo que dá assistência aos familiares de vítimas de homicídios, latrocínios e outros casos graves de violência. No Cravi, as pessoas encontram apoio social, psicológico e jurídico.

A justificativa para sua atuação específica explica-se pela ausência de serviços públicos voltados exclusivamente para essa tarefa. O conceito de vítima indireta ou difusa, ocasionada pelo ato violento que lesa a família ou a comunidade, é um conceito novo e, consequentemente, um desafio, pois nem sempre a família se reconhece como vítima.

Instituído para garantir a plena efetividade aos direitos fundamentais de familiares de vítimas de violência fatal, o Cravi cumpre o artigo 245 da Constituição Federal, que dispõe sobre as condições em que o Poder Público concede assistência aos herdeiros e dependentes carentes de pessoas vitimadas por crime doloso.

O Centro de Referência auxilia na restruturação e reorganização das famílias, por meio de apoio psicológico, a fim de abrandar os efeitos pessoais e sociais negativos decorrentes da violência sofrida, prevenindo a reprodução da mesma. Desde que foi criado, em 1998, o Cravi já atendeu mais de 4.500 pessoas.

O Cravi funciona na rua Barra Funda, 1032 (Barra Funda). O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Da Justiça

M.J.