Justiça: Convênio renova apoio às vítimas da violência urbana

Parceria foi firmada entre a Secretaria de Estado da Justiça e o Instituto Therapon

sáb, 21/12/2002 - 10h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e o Instituto Therapon firmaram convênio esta semana para dar continuidade ao Projeto Vida desenvolvido pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi). O contrato terá a duração de um ano e o objetivo é atender às vítimas da violência urbana.

O Cravi é um programa da Secretaria da Justiça que presta atendimento social, jurídico e psicológico gratuito a familiares de vítimas de acidente fatal (homicídio e latrocínio) e a outros casos de violência. Em quatro anos de funcionamento atendeu cerca de 4 mil pessoas.

O Instituto Therapon ajuda adolescentes, familiares, profissionais da educação e da saúde mental no trabalho de desenvolvimento psicológico, pedagógico e social do jovem com transtornos emocionais graves.

O secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, revela que a parceria com o Instituto Therapon representa mais uma ação de fortalecimento da cidadania em defesa das vítimas de violência. O instituto detém a metodologia para aplicação no atendimento psicológico de crianças e adolescentes, público-alvo do Cravi.

O convênio começa a vigorar em janeiro, ocasião em que as crianças de 4 a 18 anos cadastradas no Cravi começarão o tratamento. A Secretaria da Justiça estabelecerá a metodologia de trabalho e reflexão teórica que será retransmitida para outros profissionais atuantes na área.

Cumprimento de leis

A iniciativa da Secretaria da Justiça obedece à determinação da Constituição Federal, que responsabiliza o Estado e a sociedade pelo atendimento de parentes e herdeiros carentes, de vítimas de crimes dolosos. E cumpre o Programa Estadual de Direitos Humanos, instituído pelo Decreto n.º 42.209, que em seus itens 106, 107 e 108 dispõe sobre a proteção e o auxílio às vítimas de violência.

Serviço:

  • Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
    Site: www.justica.sp.gov.br
    Correio eletrônico: justica@justica.sp.gov.br
    Tel. (11) 3291-2600

  • Cravi
    Endereço: Rua Barra Funda, 1.032 (entre as Estações Barra Funda e Marechal Deodoro do Metrô)
    Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
    Tel.: (11) 3666-7778 e 3666-7334

    Da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
    e Agência Imprensa Oficial

    R.K.