Justiça: Combate e prevenção às drogas será discutida em São Paulo

O seminário busca a discussão de uma política nacional avançada e eficiente que privilegie a justiça terapêutica

ter, 24/09/2002 - 16h32 | Do Portal do Governo

Justiça Terapêutica, Políticas Internacionais de Prevenção ao uso de drogas, Adolescência e Dependência Química são pautas do Seminário Estadual de Prevenção às Drogas que acontece nesta quinta-feira, dia 26, e sexta-feira, dia 27, das 10h às 16 horas, no Pátio do Colégio, 184 – Centro.

O seminário busca a discussão de uma política nacional avançada e eficiente que privilegie, inclusive, a Justiça terapêutica. Este tipo de Justiça prevê tratamento intensivo para as pessoas presas por consumir drogas, em troca da suspensão do processo.

No dia 26, a escritora e novelista Gloria Perez participa do painel Dependência Química, junto com o coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp, médico psiquiatra Ronaldo Laranjeira, e do fundador do Grupo de Apoio aos Pais (Gap), médico Luiz Ossamu Sanda.

Às 14 horas será debatido o tema Adolescência e as Drogas, pelo médico psiquiatra da Faculdade de Medicina de São Paulo, Jairo Bouer, pela comentarista e apresentadora Sônia Francine Marmo – ‘Soninha’; pelo médico psiquiatra do Hospital das Clínicas, Arthur Guerra, e pela presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos, psicóloga Mônica Gorgulho.

No dia 27 entra em cena os painéis: Justiça Terapêutica e Políticas Internacionais de Prevenção ao uso de drogas. Ao final do evento, um protocolo de intenções também deverá ser firmado entre a Secretaria da Justiça, o Conselho Estadual de Entorpecentes e Conselhos Municipais Antidrogas para a realização de um trabalho conjunto de prevenção.