Justiça: Cidadania para todos realiza 4.550 atendimentos

Moradores da região tiveram acesso a diversos serviços gratuitos

ter, 22/02/2005 - 14h33 | Do Portal do Governo

Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, foi realizada a primeira edição do projeto Cidadania para todos, na vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. O evento organizado pelo Centro de Integração da Cidadania, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, beneficiou 4.550 pessoas.

Os moradores da região tiveram acesso a diversos serviços gratuitos. Dona Elice Braga, 33 anos, comemora a ida do Cidadania para todos ao seu bairro. “Eu estou achando ótimo. Para tirar a carteira de trabalho e o título de eleitor eu ia pegar dois ônibus até o centro e passar fome na fila, já que tenho de gastar 8 reais só com a condução. Com esse projeto eu fiz tudo isso bem perto da minha casa”, afirma ela.

Os números mostram a importância do projeto: em três dias foram expedidas 187 carteiras de trabalho; 330 RGs; 154 títulos de eleitor e 268 segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, os moradores da região puderam assistir a palestras com temas como DST/AIDS e gravidez na adolescência, entre outros, que levaram informação a 254 pessoas.

Uma das importantes parcerias para a realização do projeto é a participação do Instituto de Pesos e Medidas, órgão vinculado à Secretaria da Justiça. O Ipem realizou 1041 medições de peso e altura e 430 aferições de pressão arterial, além de ter distribuído 366 cartilhas e 793 panfletos com informações sobre instrumentos de medição e unidades de medida.

Nessa edição, o projeto contou, pela primeira vez com a participação de voluntários de diversas associações do bairro da Brasilândia e da Legião da Boa Vontade, que disponibilizou médicos e dentistas para a realização de 41 consultas com clínico geral e 90 aplicações de flúor e palestra sobre higiene bucal.

A expectativa do CIC é que os novos parceiros passem a atuar nas próximas edições do Cidadania para todos. No mês de março, o evento vai ao bairro de Sapopemba, na zona leste da capital.