Justiça: Cidadania para Todos realiza 2.500 atendimentos

Projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Integração da Cidadania

qua, 20/10/2004 - 16h35 | Do Portal do Governo

Foi realizada entre os dias 14 e 16, a edição de outubro do Cidadania para Todos, evento que leva à população de regiões carentes serviços como a emissão de documentos. O Cidadania Para Todos atende diversos pontos da cidade de São Paulo. Este mês, a região favorecida foi a Vila Brasilândia. Este projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Além da emissão de carteiras de trabalho, segundas vias de certidões e carteiras de identidade, os moradores da região da Vila Brasilândia também tiveram a oportunidade de fazer o registro civil. Este serviço foi possível graças ao Registro Civil Itinerante, uma unidade móvel montada pela Associação de Registradores de Pessoas Naturais Arpen.

O Registro Civil Itinerante deu oportunidade a quem ainda não havia registrado o nascimento de seu filho. É o caso de Alessandra Rodrigues, 23 anos, moradora da Vila Brasilândia, que tem quatro filhos e aproveitou o evento para levar seu bebê de um mês para ser registrado. Segundo ela, que ainda aproveitou para tirar o RG de uma das filhas, o Cidadania Para Todos facilita a emissão de documentos que até o momento não foram retirados. “Pude registrar o meu filho agora, porque quando ele nasceu o pai dele estava ausente”, afirmou.

Durante o evento, 62 moradores da região ainda retiraram carteiras de trabalho. Cerca de 267 RGs foram emitidos, além das 77 segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Mais de 60 pessoas receberem orientação social da Arpen, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) esteve presente, no sábado e realizou 560 medições de peso e altura e distribuiu 490 cartilhas e folderes sobre seus trabalhos e ações.

Joyce Camargo, da Assessoria de Imprensa da Justiça

M.J.