Justiça: Cidadania para Todos lança campanha pelo desarmamento infantil

Objetivo é alertar os riscos oferecidos por armas de fogo

qua, 01/06/2005 - 19h23 | Do Portal do Governo

Doar uma arma de brinquedo por um livro de histórias infantis. Será esse um dos principais objetivos do projeto Cidadania para Todos, a partir desta quinta-feira, dia 2, até sábado, dia 4, no bairro do Jardim das Pedras, zona Norte da capital. Idealizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o projeto leva às comunidades periféricas de São Paulo uma série de serviços públicos gratuitos de difícil acesso nessas regiões. Entretanto, nessa edição, a conscientização das crianças em relação aos perigos e riscos das armas de fogo é o grande destaque do evento.

No local onde o projeto será realizado, no Centro de Educação Infantil Jardim das Pedras, r. Bento Mussurunga, nº 50, será montado um túnel de papelão onde as crianças trocarão suas armas de plástico por uma das 40 mil edições disponíveis do livro – A história mais bonita do mundo. Batizado de “túnel da vida”, a idéia da organização é a de estimular a meninada à leitura e à conscientização de uma sociedade mais segura sem a presença de armas de fogo. O livro relata os possíveis perigos quando uma arma de fogo é guardada em casa.

A meninada que entrar no túnel poderá ainda receber, na troca de suas armas de brinquedos, casinhas e caminhões de papel para serem montados e pintados. É uma forma lúdica encontrada pela campanha do desarmamento infantil para incentivar o não uso de armas.

Além do trabalho de conscientização com a criançada, os adultos, a partir de amanhã, poderão preencher fichas para o requerimento de carteiras de identidade e das segundas vias das certidões de casamento, nascimento e óbito. No mesmo dia, às 10h, será ministrada uma palestra sobre os direitos das empregadas domésticas. Na sexta-feira, às 14h, a pauta do encontro será os benefícios do INSS.

No sábado, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, montará seu estande onde poderão ser conferidos peso, altura e pressão arterial. No último Cidadania para Todos, ocorrido em maio, na zona Leste, o órgão atendeu mais de 700 pessoas. A meta, agora, é atingir mil atendimentos.

O Instituto de Pesos e Medidas disponibilizará, também, cerca de 1.500 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida, bem como explicações sobre os produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.
Também no sábado, serão oferecidos atendimentos clínicos, orientação odontológica, além da emissão da carteira de trabalho, título de eleitor e a primeira via da certidão de nascimento.