Justiça: Cidadania Para Todos encerra o ano em Tiradentes

Durante o ano de 2004 o evento beneficiou mais de 23 mil pessoas

qui, 09/12/2004 - 20h40 | Do Portal do Governo

O evento Cidadania Para Todos, que presta uma série de serviços gratuitos aos bairros periféricos, encerra o ano na região de Tiradentes, até este sábado, dia 11. O projeto é idealizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Durante o ano de 2004 o evento beneficiou 23.450 pessoas.

Diante desses números, Roberto Rocha, coordenador do CIC, acredita que o projeto superou suas expectativas. “A procura pelos serviços foi maior do que esperávamos. Em setembro, o evento bateu o recorde na zona norte e registrou 3.170 atendimentos,” conta.

Outro ponto gratificante é a participação da população local na organização do evento, já que o Cidadania Para Todos não poderia ser realizado sem a ajuda da comunidade. “Enquanto o Estado leva os serviços à população, a comunidade local se preocupa com a estrutura, com os voluntários e com o próprio local do evento”, afirma.

Durante os três dias, desta última edição do Cidadania, haverá horário reservado ao preenchimento de fichas para requisição de RG e solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Para quem necessitar de fotos 3X4, haverá um estande no local que oferecerá o serviço pago.

Os documentos serão feitos durante o sábado e poderão ser retirados em 40 dias. A carteira de trabalho também poderá ser solicitada nesse dia. Para a emissão desse documento e do título de eleitor não há necessidade de preenchimento da ficha de requisição. Além disso, no dia 11 haverá um Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas) e Registro Civil Itinerante, onde a população poderá fazer a 1a via de registro de nascimento.

Mas o Cidadania Para Todos não se limita em prestação de serviços públicos. O projeto também enfoca assuntos de cidadania e direitos humanos. Um dos grandes temas desta edição será os Direitos das Mulheres, debatido na palestra de quinta-feira, a partir das 10h. Também haverá palestra sobre Direitos do Consumidor, com um especialista do Procon-SP, a partir das 14h. Na sexta-feira, às 10h acontece a palestra sobre Direitos das Empregadas Domésticas, ministrada por alunos da Universidade São Francisco. Às 14h, um técnico do INSS falará sobre Benefícios Sociais.

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão da Secretaria da Justiça, estará no local para fazer medições de peso e altura da população. E no último Cidadania Para Todos, os alunos da Universidade São Francisco prestarão orientação jurídica a quem comparecer no evento.

No ano de 2005, o Cidadania para Todos voltará a prestar serviços gratuitos à população de regiões carentes a partir de fevereiro, na zona norte de São Paulo.

Serviço:
Cidadania para Todos
– Local: Escola Estadual Ruy de Mello Junqueira.
– Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 250. Cidade Tiradentes – São Paulo
– Data: Até 11 de dezembro de 2004.
– Horário: das 10h às 16 horas.