Justiça: Cidadania para Todos chega à Zona Leste

Programa vinculado à Secretaria da Justiça já beneficiou mais de 14 mil pessoas em 2004

seg, 02/08/2004 - 15h59 | Do Portal do Governo

Emissão de documentos, exames médicos e palestras são alguns dos serviços que serão prestados à população no Projeto Cidadania Para Todos, evento realizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que acontecerá no final da segunda semana de agosto, de 12 a 14, na vila nova Curaça, zona leste da capital.

E o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, também estará presente na ação. No sábado, dia 14, o Ipem-SP montará um estande para medir a pressão arterial, a altura e o peso dos interessados.

O departamento de eventos do Instituto de Pesos e Mediadas ainda reserva atividades lúdicas para a criançada. Durante todo o dia, a meninada poderá aprender como fazer esculturas em bexigas. Na quinta e sexta-feira estão programadas palestras com temas polêmicos do cotidiano como violência doméstica, gravidez na adolescência e direitos do consumidor, esta última ministrada por técnicos do Procon-SP

Beneficíos

Como uma das principais idéias do projeto é o de permitir acesso à população carente aos serviços públicos através de órgãos como, Ipem-SP, Cravi, Procon e Imesc, quem precisar da emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento, atestado de óbito e identidade poderá, durante os três dias, solicitar um desses documentos.

Entre fevereiro e julho deste ano, o Cidadania Para Todos beneficiou cerca de 14.500 pessoas. Em 2003, foram 30.453 cidadãos atendidos com a ação. A Secretaria da Justiça, para a realização do projeto, conta com o apoio de órgãos ligados à Secretaria de Administração Pública, além de entidades da iniciativa privada.