Justiça: ‘Cidadania Para Todos’ chega à Zona Leste

Mutirão organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania leva o Estado mais perto do cidadão

qui, 26/06/2003 - 20h28 | Do Portal do Governo

De quinta-feira (26) a sábado (28), o Projeto “Cidadania Para Todos”, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, leva uma série de serviços fundamentais à população de Guaianazes, Zona Leste da Capital.

O projeto oferece orientação jurídica e consulta com assistente social, a emissão de documentos, como carteira de trabalho (emitida na hora), RG, título de eleitor e 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito (que ficam prontos entre 30 a 40 dias).

Além disso, a colaboração da Unidade Básica de Saúde da região permitirá a realização do exame de Papanicolau e do teste de glicemia.

O “Cidadania para Todos” oferece, ainda, cinco palestras, de uma hora cada: Violência Contra a Mulher, oferecida pela Delegacia da Mulher; Benefícios, pelo INSS; Ética e Cidadania, pelo CIC – Centro de Integração da Cidadania; Direito do Consumidor, pelo Procon, e Planejamento Familiar, Prevenção de Gravidez na Adolescência e DST/AIDS, pelo Colégio Integral Inaci.

Completam o programa, uma exposição do Instituto de Terras do Estado de Sâo Paulo, a distribuição de publicações sobre Direitos Humanos e Cidadania e atividades recreativas.

Tudo isso oferecido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, de forma rápida e integrada, na Casa dos Meninos, à Rua Marília, 16 A, em Guaianazes.

Documentos

A emissão dos documentos se dá de forma gratuita, mas o interessado deve levar fotos ou tirar na hora (único serviço pago). Para obter cédula de identidade, é preciso apresentar duas fotos 3×4 e certidão de nascimento ou casamento. Para tirar a carteira de trabalho é preciso uma foto 3×4 e um documento original
(RG ou certidão de nascimento ou de casamento).

Já para obter o título de eleitor, o interessado deve levar o comprovante de residência atualizado e originais do RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e comprovante de quitação do serviço militar. A transferência do título exige os mesmos documentos mais o titulo de eleitor.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.