Justiça: Cidadania para Todos atende 1.941 pessoas na Zona Leste

Projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo

seg, 26/04/2004 - 16h21 | Do Portal do Governo

O projeto Cidadania para Todos, organizado pela Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), prestou serviço e levou informações a 1.941 moradores do bairro União Vila Nova, na Zona Leste da capital paulista. O evento, realizado entre os dias 15 e 17 de abril, aconteceu na Escola Estadual União de Vila Nova II.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e tem como objetivo reduzir a distância entre o Estado e o cidadão, promovendo a inclusão social e a prestação de serviços.

Durante o evento, os moradores puderam solicitar a emissão de documentos. Ao todo, foram solicitadas 285 cédulas de identidade, 84 carteiras de trabalho e mais 187 requisições de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Com a presença do Tribunal Regional Eleitoral, os visitantes tiveram também a oportunidade de tirar o título de eleitor. Cerca de 175 pessoas regularizaram sua situação com a justiça eleitoral e poderão exercer o direito de cidadão nas próximas eleições.

Além da emissão de documentos, a população teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os benefícios do INSS, direitos das empregadas domésticas e obter orientação jurídica dos alunos da Universidade São Francisco. Mais de 100 pessoas participaram das palestras sobre os temas e procuraram o auxílio dos estudantes universitários.

Promover a cidadania, no entanto, não significa apenas levar os serviços públicos até a população. O CIC também promoveu a apresentação teatral do grupo Nau de Ícaros, que encenou a peça ‘A turista de bicicleta’. O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) promoveu uma exposição com fotos das comunidades quilombolas.

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP) organizou um espaço da saúde, no qual cerca de 420 moradores realizaram a medição de peso e a aferição da pressão arterial. Mais do que os cuidados com a saúde, os visitantes puderam também cuidar da beleza, com o serviço de corte de cabelo e manicure.

A próxima edição do projeto ‘Cidadania para Todos’ beneficiará os moradores da Zona Norte da capital paulista.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.