Justiça: CIC de Francisco Morato vai beneficiar 6 mil pessoas por mês

Centro de Integração da Cidadania é vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania

qua, 27/02/2002 - 18h51 | Do Portal do Governo

O centro reunirá serviços da Justiça, Ministério Público, Procuradoria Geral, Polícia e de emissão de documentos

A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania está construindo um Centro de Integração da Cidadania – CIC no município de Francisco Morato, Rua Demerval Gomes Romano, com a Rua Tabatinguera, próximo à estação ferroviária. A obra, uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura local, deverá auxiliar na prevenção e no combate à criminalidade, com a solução de problemas que afetam a população mais carente, no seu dia-a-dia, segundo informou o secretário da Justiça, Alexandre de Moraes.

No CIC os moradores poderão obter uma série de serviços públicos, de forma rápida e integrada. No local funcionará um Juizado Informal de Conciliação, um Juizado Especial Civil ( Pequenas Causas), uma delegacia de polícia, postos de atendimento do Trabalhador (PAT), Procon, CDHU – Cia de Desenvolvimento Habitacional Urbano e muitos outros.

A população também irá contar, no mesmo espaço, com orientação jurídica, social e psicológica gratuita, emissões de documentos (cédula de identidade, carteira de trabalho, certidões), palestras e cursos de qualificação e requalificação profissional. Nos fins de semana, o centro será destinado a atividades de lazer.

O terreno, de aproximadamente três mil metros quadrados, onde está sendo executada a obra, foi doado pela prefeitura do município ao patrimônio do Estado. O prédio, em dois pavimentos, terá uma área construída de aproximadamente dois mil metros quadrados e capacidade para atender 6.000 pessoas por mês. Os recursos para a sua execução, de aproximadamente R$ 2,1 milhões, serão provenientes do Governo do Estado, via Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O CIC de Francisco Morato deverá estar pronto dentro de seis meses.

A cidade de São Paulo conta com quatro Centros de Integração da cidadania instalados na periferia da Capital, que já beneficiaram cerca de 2,8 milhões de pessoas. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Justiça, conta com apoio de várias outras secretarias de Estado, Ministério Público, Procuradoria Geral e Poder Judiciário.