Justiça: CIC da Zona Norte comemora um ano de atividade

Já foram atendidas cerca de 59 mil pessoas

qui, 16/05/2002 - 12h23 | Do Portal do Governo

O posto de atendimento do Centro de Integração da Cidadania (CIC), da zona Norte, comemora o primeiro aniversário neste sábado, dia 18. O atendimento ao público superou as expectativas, beneficiando 59 mil pessoas/ano (cerca de 160 por dia). Os serviços foram ampliados, como o acolhimento às vítimas de violência sexual. Além disso, o ‘modelo CIC’ foi incluído no Programa Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

CIC

O CIC Norte funciona na Jova Rural, no Jaçanã, local de grande densidade populacional e alto índice de criminalidade. O programa do governo paulista, coordenado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, reúne serviços da Justiça, do Ministério Público, da Polícia, além de postos de assistência social e atividades culturais nos fins-de-semana, de modo a oferecer às classes menos favorecidas a garantia de seus direitos e a efetiva oportunidade de acesso à Justiça.

Diariamente, no local, é oferecido à população serviços de orientação jurídica e social gratuita; emissão de documentos; atendimentos do Juizado de Pequenas Causas, do CDHU (casas populares), da Eletropaulo, do Procon, da Febem, do Infocentro – Acessa São Paulo. Postos da polícia comunitária (Civil e Militar) também funcionam no espaço, para a solução de pequenos conflitos e prevenção à violência. Além disso, o CIC Norte promove cursos pré-vestibular e oficinas de desenho e percussão para adolescentes em liberdade assistida e comunidade local.

Violência Sexual

O atendimento a vítimas de violência sexual é um dos serviços gratuitos prestados pelo posto. De segunda a sexta-feira, uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e sociólogos acolhe crianças, adolescentes e mulheres. Dependendo da gravidade da agressão, as vítimas também são encaminhadas para hospitais ou postos de saúde do bairro.

Unidades

O CIC Norte é a quarta unidade inaugurada na periferia de São Paulo. As demais funcionam no Itaim Paulista (zona Leste), Parada de Taipas (zona Oeste) e Jd. São Luís (zona Sul). Ao todo, os centros já atenderam, em seis anos de existência, cerca de 750 mil pessoas até março de 2002. A meta é ampliar este número para dez centros até o final deste ano.

Programação

As comemorações deste sábado, dia 18, serão realizadas das 9 às 16 horas, com a apresentação de inúmeras atividades culturais, promovidas pelas associações comunitárias da região, como show de rap, pagode, samba, capoeira, dança do ventre, coral da Terceira Idade e confecção de um bolo comunitário. O secretário estadual da Justiça, Alexandre de Moraes, participará das festividades a partir das 14 horas.

Data: Sábado, 18 de maio de 2002
Horário: Das 9 às 16 horas
Local: Centro de Integração da Cidadania (CIC) da zona Norte – Jova Rural, Jaçanã – Rua Ari da Rocha Miranda, nº 36 – São Paulo-SP.