Justiça: Centro de Integração da Cidadania promove curso de mediação na zona Norte

Curso é voltado especialmente para as lideranças comunitárias

seg, 19/01/2004 - 16h19 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) da zona Norte, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, promove entre os dias 30 de janeiro e 14 de fevereiro o Curso de Capacitação de mediadores, que tem como objetivo preparar mediadores para atuarem em escritório que será inaugurado no CIC Norte no mês de março.

Em outubro do ano passado o primeiro escritório de mediação de conflitos foi inaugurado no CIC Leste. Nesses três meses de existência foram realizados 123 atendimentos. Destes, 51 estão em andamento e 72 foram finalizados. Entre os casos mais freqüentes estão as desavenças familiares, problemas de condomínio e aqueles envolvendo crianças e adolescentes.

Os mediadores são pessoas que aprendem a lidar com conflitos. Eles facilitam o diálogo e a negociação entre as partes, ampliando as alternativas para a solução dos problemas. Dessa forma, tenta-se resolver pequenos conflitos por meio da conversa e do acordo comum, ao invés de se recorrer à Justiça.

O curso é voltado especialmente para as lideranças comunitárias, mas qualquer um que tenha mais de 16 anos e já tenha realizado trabalhos voluntários pode participar. A inscrição é gratuita e pode ser feita na sede do CIC Norte ou pelo telefone.

Segundo a diretora técnica do CIC Norte, Rosângela Garcia Escridelli, o curso está sendo muito procurado. “Apesar de não haver uma cultura de mediação no Brasil, as pessoas estão muito interessadas em aprender as técnicas de mediação de conflitos. A maioria prefere não levar os problemas para juizes ou delegados”, afirma.

O sistema de mediação do CIC é único no Brasil, pois os mediadores são representantes da própria comunidade e, portanto, mais sensíveis aos seus problemas. Os conflitos, por sua vez, ocorrem em várias situações e de diversas maneiras: entre duas pessoas, na família, escola, rua, comunidade e entre vizinhos.

Segundo a coordenadora do CIC, Tatiana Bello Djrdjrjan, as pessoas da comunidade estão mais envolvidas nas questões do cotidiano e têm a mesma cultura, facilitando a resolução do problema. “O curso promove a parceria entre Estado e comunidade ao ensinar as ferramentas de mediação. A comunidade assume, assim, o papel de protagonista na solução de conflitos”, afirma Tatiana.

Curso de Capacitação
Local: CIC Norte
Dias: 30 e 31 de janeiro e 1, 6 e 7 e 13 e 14 de fevereiro de 2004
Horários: às sextas, das 9h às 13h
aos sábados, das 9h às 17h

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)